BLOG

5 dicas para comprar seu imóvel em uma imobiliária

19 de abril de 2021 /

5 dicas para comprar seu imóvel em uma imobiliária

Comprar um imóvel  é uma tarefa não muito fácil, principalmente quando levamos em conta o alto investimento necessário. Muitas pessoas economizam durante toda a sua vida para conseguirem a conquista desse sonho.

É comum que surjam diversas dúvidas e inseguranças na hora de dar start nas negociações. É por isso que acionar profissionais experientes e competentes – como contratando uma imobiliária – é tão importante.

Além de solucionar as principais dúvidas, os profissionais desse tipo de empresa poderão assumir algumas responsabilidades, facilitando o processo de aquisição de um imóvel.

Para ajudar você a comprar o seu imóvel em uma imobiliária, elencamos abaixo 5 dicas.

1.Realize um planejamento detalhado

O primeiro passo para comprar um imóvel com segurança é realizar um bom planejamento. Afinal, sem organizar os pensamentos e ter uma visualização razoável das etapas que esse tipo de aquisição deve oferecer, você aumenta consideravelmente as chances de cair em algum golpe ou armadilha do mercado.

O alto investimento demanda uma estratégia inteligente, ao passo que respeitar o seu potencial financeiro é imprescindível para a realização do sonho de sua família. Verifique ao certo o quanto está disponível para ser gasto, quais são os investimentos que a propriedade deve exigir e se você tem dívidas que podem minar as suas economias.

2.Conheça todos os gastos envolvidos

Tenha em mente que existem algumas taxas e despesas que acompanham a transação de compra e venda, entre as quais podemos destacar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários), a Escritura Pública, o Registro do Imóvel, o IPTU e, se for o caso, uma Declaração de Inexistência de Dívidas Condominiais, por exemplo. Consulte a sua imobiliária sobre quais as despesas envolvidas para conseguir ter uma visão da totalidade.

3.  Solicite documentos de comprovação de propriedade

Esse é um ponto básico que é frequentemente ignorado pelos compradores. Costumamos acreditar que quem mora no lugar é dono, mas não é sempre assim. Muitas vezes o vendedor pode ter apenas a posse do imóvel e situações como essas podem causar muitas dores de cabeça quando o comprador for regularizar sua propriedade. Por isso, sempre solicite uma cópia da matrícula do imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, para verificar se o vendedor é realmente o proprietário.

4.Não tenha medo de perguntar o que não sabe

Comprar um imóvel é de fato uma tarefa que envolve conhecimentos financeiros, imobiliários e até mesmo jurídicos. E você não tem a obrigação de saber disso tudo. Não tenha receio ou vergonha de tirar absolutamente todas as suas dúvidas com os profissionais envolvidos. Dessa forma, você também fica muito menos suscetível a fraudes.

Por último e mais importante:

5. Conte com uma imobiliária de credibilidade

Como apontamos, comprar um imóvel exige conhecimentos diversos. Além dos conhecimentos, exige também uma visão experiente para saber se você está pagando um preço justo, se aquele valor condiz às condições do imóvel, da região, se há outras coisas mais vantajosas, se estão envolvidos riscos de documentação e mais um longo etecetera. Ou seja, contar com profissionais capacitados e com grande experiência no mercado imobiliário não é um detalhe, é algo que pode ser determinante.

Conte com quem une tradição e tecnologia para oferecer uma nova experiência no mercado imobiliário. Conte com a Nova São Paulo. São mais de 50 anos mantendo clientes e parceiros no objetivo de fortalecer uma nova São Paulo.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!