BLOG

Vender ou alugar imóvel: qual a melhor opção?

14 de abril de 2021 /

Vender ou alugar imóvel: qual a melhor opção?

Perceber que o mercado imobiliário é um nicho de investimento muito interessante e capaz de proporcionar ótima lucratividade vem sendo uma atitude crescente, particularmente desde o ano passado, quando diversos setores da economia entraram em crise com a pandemia, e o mercado imobiliário apontou no sentido contrário. Mas, mesmo diante do crescimento dessas possibilidades, ainda fica uma questão: entre9 vender ou alugar um imóvel, qual a melhor opção?

A tendência a todo imóvel é, em curto, médio ou longo prazo, valorizar-se, a não ser que esteja com algum problema estrutural sério, com uma localização realmente prejudicada ou que apresente algum outro fator concreto que impeça sua valorização, mas em geral ela tende a acontecer. Ao apontar isso, também é apontado que há um ganho de capital maior do que a inflação do período considerado, o que, em caso de venda, pode muito provavelmente significar lucro ao vendedor.

Ou seja, um imóvel exclusivo, localizado em um bairro cobiçado, pode apresentar uma valorização rápida, em poucos meses. Já outro imóvel, localizado em bairro tradicional já estável, terá uma valorização mais lenta. Tudo pode variar de acordo com as condições do imóvel, local e do público ao qual ele se volta. Mas, em geral, a valorização acontece.

venda tende a ser considerada como primeira opção por pessoas que, por alguma razão ou circunstância da vida, necessitem de uma grande quantidade de dinheiro de forma imediata. Entretanto, não é raro encontrar um exemplo de pessoa que vendeu o seu imóvel para atender a uma necessidade momentânea e, em pouco tempo, percebeu que havia outra saída.

A ideia de receber um montante de dinheiro de uma única vez pode parecer a princípio mais vantajosa, mas é onde mora o engano, justamente porque isso tende a limitar o desenvolvimento da valorização de seu imóvel.

Quem opta por alugar pode alcançar benefícios importantes, como conservar o patrimônio, apostando na sua rentabilidade. Essa rentabilidade pode, inclusive, ser aplicada com os gastos com manutenção e despesas imprevistas, e o imóvel pode também funcionar como uma garantia de pagamento de alguma dívida, por exemplo.

Ou seja, dessa forma, tendo como eixo a questão da valorização, apresenta-se como mais vantajosa a opção de alugar. Entretanto, tudo depende de qual é o seu grande objetivo no momento. Essa escolha, portanto, deve ser avaliada e amadurecida a partir de uma criteriosa análise do mercado imobiliário no momento de sua negociação. E, para tomar essa decisão, é sempre interessante acionar uma consultoria imobiliária, que é quem realmente entende do assunto e poderá te orientar, tanto no caso de venda, como de locação, acompanhando as negociações e permitindo que tudo ocorra de forma ágil, justa e segura.

* * *

Agora que você já tem em mente esses primeiros elementos que te ajudam a pensar, saiba que para qualquer que seja a sua decisão, a Nova São Paulo está aqui para te apoiar.

São mais de 50 anos atuando no mercado imobiliário, acompanhando de perto os interesses de clientes de diversos locais para saber conduzir você a tomar as melhores decisões para os seus negócios.

Conte com a Nova São Paulo!

Leia também: 5 vantagens de anunciar um imóvel em uma imobiliária.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!