A oportunidade de criar móveis caseiros, objetos de decoração e utensílios para a sua casa pode ser muito mais do que apenas ganhar novos acessórios. Pode ser dar vasão à sua criatividade, reaproveitar de maneira sustentável novos materiais ao invés de descartá-los e ainda pode também ser um excelente passatempo que te aproxima e cria maior familiaridade com o espaço que você vive.
Aqui, trazemos 5 ideias de Faça Você Mesmo para você aproveitar gastando muito pouco.
DICA 1 – PRATELEIRA DE LIVROS INVISÍVEL
Você já viu aquelas pilhas de livros “flutuando” na parede? Essa brincadeira de decoração virou febre nos últimos anos, mas ainda continua a impressionar. É uma forma de empilhar livros de forma que não se vê o apoio e, por isso, parece uma prateleira invisível. Tem um visual bem descolado e desperta a atenção de muitos.
Não é difícil de fazê-la. É uma alternativa muito econômica e dispensa uso de estantes. Você precisará apenas de:
- 1 livro de capa dura para a base
- 1 mão francesa em “L”
- Furadeira
- Lápis e régua
- Bucha e parafuso
- Fita velcro 3M
Deixe o livro de capa dura fechado com um velcro na capa de baixo. Com a mão francesa escondida dentro do livro e presa na parece, o livro fica solto para ser retirado quando preciso.
DICA 2 – PRATELEIRA DE PALLET
Uma prateleira de pallet pode integrar o ambiente de um bar ou o cantinho do café, para pendurar canecas ou xícaras, por exemplo. Como em qualquer móvel de pallet, se bem decorado e em consonância com o ambiente, fica muito descolado e também aconchegante.
Segue a lista dos materiais que você precisa para fazer sua prateleira de pallet:
- 1 pallet
- Ganchos e parafusos para colocar nos painéis
- Chave philips ou parafusadeira
- Papel adesivo, se quiser decorar a prateleira
- 1 espátula para aplicar o adesivo, se precisar
DICA 3 – VASOS DE CIMENTO
O cimento é um material muito versátil e você pode usá-lo para criar diversos tipos de objetos na sua própria casa. É possível construir bancos, vasos, apoiador de copos e até sofás! Basta acionar a sua criatividade e buscar alguns tipos de inspiração. Uma dessas inspirações é para vasinhos de cimento, que podem ser usados para decorar qualquer área da casa.
Para isso, você vai precisar de:
- Cimento em pó e água para misturar
- Óleo de cozinha ou vaselina
- 1 pote de plástico para o molde, do tamanho que você quer o vaso
- 1 copo de plástico com peso, de 1 a 2 cm menor do que o pote
- Adesivo para o fundo e para as laterais, se quiser
- Vaso de cimento – como fazer
O cimento em pó é misturado com água no pote maior, e em seguida o copo menor é colocado no meio. Em seguida o óleo é passado entre o cimento e os copos, para não grudar. Nessa hora é preciso colocar o peso para que ele fique afundado no cimento. Após secar, é só tirar o cimento endurecido de dentro do molde, e colocar os adesivos. O adesivo no fundo serve para proteger o móvel onde o vaso ficará, e nas laterais ele serve para decorar.
Veja o passo a passo:
Dica 4 – BANQUINHO DE CIMENTO
Na onda da criatividade com cimento, você também pode aproveitar e fazer um banquinho de cimento com pés de madeira. Ele também pode ser usado como mesinha lateral.
Você vai precisar de:
- 3 bastões de madeira
- 5 kg de Cimento do tipo massa pronta
- Um balde de fundo liso (molde do assento)
- Pés niveladores
- Furadeira
- Serrote
- Fitas adesivas
Para começar, os pezinhos devem ser inseridos nas pontas dos bastões, usando a furadeira. Depois, jogue cimento com água dentro do balde. Em seguida, inserir os três bastões na posição que deverão ficar. Para secar, eles ficam presos nas bordas do balde com a fita adesiva. Após secar, é só puxar o banquinho para que ele saia do balde, e está pronto. Basta apenas usar uma lixa para melhorar o acabamento.
Veja o passo a passo detalhado:
DICA 5 – RELÓGIO DE PAREDE COM DISCO DE VINIL
O disco vinil dá a qualquer ambiente um aspecto vintage e super descolado. Com ele, é possível fazer um lindo relógio e gastando muito pouco. Aproveite os discos antigos que ficaram guardados no seu armário.
Para fazer o relógio de parede com disco de vinil é preciso ter:
- Um disco de vinil
- Números para colar
- Cola instantânea
- Base de relógio (caixinha com pilhas e ponteiros)
- Chave de fenda para fixar os ponteiros
- Régua para alinhar o local dos números
- Lápis para marcar o local dos números
É muito simples: basta marcar o lugar de cada número no risco, com a régua e o lápis e colar. Após isso, a base do relógio é encaixada no furo do disco.
Veja o passo a passo detalhado e confira como é fácil:
Nenhum comentário