Todo mundo quer ter uma casa arrumada e confortável, não é mesmo? Mesmo quando o imóvel é alugado, acontecem contratempos na estrutura e reformas se fazem necessárias. Existem alguns pontos a serem considerados na hora de planejar uma reforma em apartamento alugado. Reunimos essas informações no post de hoje.
É Preciso Permissão para Reformar um Apartamento Alugado
Muitas vezes é necessário fazer reformas em apartamentos alugados por problemas estruturais. Ocorrem infiltrações, problemas na pintura, mudanças na pintura e muito mais. Mas o consentimento do locatário é essencial para qualquer alteração. As medidas precisam ser documentadas por escrito e anexadas no contrato de locação. Não esqueça de se atentar à estrutura do prédio e condomínio para furar paredes, para não correr o risco de comprometer alguma viga de sustentação, instalação elétrica ou hidráulica.
Vistorias Preventivas
Como medida de preventiva, nunca se mude para um apartamento alugado sem antes realizar uma vistoria. É preciso verificar danos e defeitos na estrutura, problemas hidráulicos, de esgoto ou outros contratempos que podem comprometer o funcionamento do ambiente. As reformas desse tipo são de responsabilidade do locador.
O que geralmente é permitido na reforma em apartamento alugado
Um padrão em questões de reformas, geralmente previsíveis, são autorizadas nos apartamentos alugados.
- Pintura de paredes: escolher a cor da casa que vai morar, traz um conforto para os moradores daquela casa, por isso pinturas e papeis de parede são permitidos. Mas geralmente é descrito no contrato que o apartamento deve ser devolvido com a pintura branca.
- Banheiros: Instalações de chuveiros ou sanitários novos são liberados, mas não esqueça de guardar os itens trocados em algum local, para na hora da devolução poder retirar seus pertences e colocar os objetos que já estavam lá.
- Prateleiras, Quadros e Nichos: Para furar paredes é preciso pensar que quando for sair do local é preciso fechar os furos. Para facilitar, utilize prendedores adesivos para fixa-los.
- Troca de rejuntes e revestimentos: Para trocar esses itens, é necessário consultar o locador. Para evitar dores de cabeça, talvez apenas uma limpeza profunda já tire a aparência ruim.
O que geralmente não é permitido na reforma em apartamento alugado
Algumas mudanças podem gerar dores de cabeça para ambas as partes. Determinadas alterações podem danificar a estrutura do apartamento, sendo necessário a permissão do locatário e de um engenheiro.
- Derrubar paredes: Será que pelo tempo que irá permanecer no imóvel, vale a pena esse investimento? É muito importante também analisar se não há vigas estruturais que podem comprometer a segurança da construção. É preciso um profissional para analisar essa questão;
- Troca de pisos e azulejos: Essa questão também exige uma análise se vale a pena o investimento. O locatário tem que estar de acordo. Uma solução mais tranquila é colocar papel contact ou adesivo no azulejo, com a possibilidade de ser retirado posteriormente.
Se você já analisou todos os pontos como o tempo que irá passar no imóvel, o investimento que terá que fazer e o acordo com o locador quanto a necessidade da reforma, já pode decidir se realmente vale a pena fazer a reforma no apartamento alugado. Se a melhor opção para você for a mudança de imóvel, nós podemos te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe, temos uma grande variedade de apartamentos que se encaixam a sua necessidade.
Nenhum comentário